top of page

História

 

Rodrigo Stramosk, conhecido nas rodas de capoeira pelo apelido de Coroinha. A origem do seu apelido "COROINHA" se deu pelo fato de Luzia Fernandes Amado sua primeira professora ser uma freira da Congregação Divina Providência.

Começou praticar a capoeira em 1997 com um primo que lhe ensinou alguns golpes e movimentos, fazendo despertar um grande interesse, assim procurando uma academia para dar sequência aos ensinamentos.

Passando pela praça central de Lages/SC escutou um som, curioso chegou mais perto, percebendo uma roda formada, pessoas tocando, batendo palma, cantando, golpes variados e vendo que aquilo era o que seu primo havia lhe ensinado.
Chegando em sua casa, estava ansioso com a novidade, conversando com seus pais explicando que gostaria de fazer capoeira. Porém não foi tão fácil assim, seus pais eram totalmente contra, pois tinham receio por não conhecer a arte.
Por intermédio de uma pessoa que marcou muito sua vida, "Platano Lenzi", vendo que estava apaixonado pela capoeira, pagou seu primeiro mês e o uniforme, realizando o seu sonho de treinar.
A responsável pelo trabalho em Lages/SC era Luzia Fernandes Amado, uma freira da congregação Divina Providência que dava aulas de capoeira, conhecida no mundo da capoeira pelo apelido de Chorona. No colégio Santa Rosa de Lima Coroinha teve seus primeiros passos na capoeira, acompanhando Irmã Luzia por toda a cidade em aulas, rodas e apresentações.
Um tempo depois seus pais resolveram ir embora de Lages-SC, seguindo para Palhoça/SC, buscando uma melhor estrutura para a família. Conversando com a Irmã luzia sobre a situação, aconselhou Coroinha procurar o Professor Bandeira, que era um capoeirista que possuía a mesma filosofia de trabalho, assim se mantendo na mesma linhagem.
Chegando na cidade logo foi conhecendo algumas pessoas no bairro, nas conversas os novos amigos sabendo que praticava capoeira, lhe apresentaram Tiago Martins (China), logo já se entrosaram e começaram a treinar juntos todos os dias.
Depois de um período treinando em algumas academias e frequentando rodas de rua, China comentou que conhecia o trabalho do Professor Bandeira, então foram até sua academia e começaram a treinar.
Após alguns anos o Professor Bandeira parou de dar aulas, seguindo alguns conselhos foi conhecer o trabalho do Mestre Mancha, que por coincidência Bandeira também foi aluno de Mestre Mancha. As aulas eram na academia Fios e Formas em Florianópolis/SC. Coroinha se identificou com o trabalho do grupo, se sentindo em casa, resolvendo então entrar para o grupo e dar sequência aos seus treinamentos.

Coroinha a partir dai começou sua trajetória ao lado de Mestre Mancha em Florianópolis, não se importado que tinha enfrentar uma grande distância de ônibus, treinando quase todos os dias. Até que seu Mestre resolveu transferir o trabalho da Desterro Capoeira para o Município de Palhoça, atendendo escolas, academias e Centros Comunitários.


No ano de 2004, após muita dedicação e empenho em seus treinamentos, coroinha recebe a corda azul (Graduado). Mais um grande sonho e passo dado em sua carreira.


Em 2007, após conselhos e conversas com seu Mestre, coroinha resolve então dar mais um importante passo, dar aulas e se tornar um transmissor da arte capoeira, começando então com um trabalho social, chegando a 70 alunos, uma fase muito importante que lhe deu muita experiência.

No ano de 2008 Coroinha foi graduado pelo Mestre Mancha Instrutor (Corda Roxa). Sendo o primeiro instrutor formado por ele. A partir desse momento Coroinha ao lado da Mestranda Moranguinho e o Instrutor Farropilha eram os alunos mais antigos do grupo, auxiliando Mestre a conduzir a Desterro Capoeira.



No ano de 2010 Coroinha recebeu a graduação de seu Mestre (Roxa-Marrom).



Agradeço a meu Mestre e todos os meus professores, pessoas que foram fundamentais para minha formação capoeirística, serei sempre muito grato a eles.


MUITO OBRIGADO!

Rodrigo Stramosk (Coroinha)

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / EXIBIÇÕES DE CAPOEIRA



 

 Apresentações Capoeira Missão de Paz Irmã Luzia – Lages-SC - 1998
 Batizado e Troca de Cordas Professora Irmã Luzia – Lages-SC - 1999
 Batizado Interno de capoeira Professor Bandeira – Palhoça-SC – 2000
 Curso de capoeira Mestre Burguês – Blumenau-SC - 2000
 2º Batizado Interno da Desterro Capoeira (Fios e Formas) Fpolis – 2001
 Curso de capoeira com Mestre Mancha - Florianópolis-SC - 2002
 Seminários Nacionais (UDESC) 2002/2003/2004/2005/2006/2007
 1º Festival Interno de Música da Desterro Capoeira Fpólis – 2005
 Batizado e troca de Cordas Professor Gororoba Porto Alegre-RS - 2007
 1ª Roda e Aulão da Amizade da Desterro Capoeira Florianópólis – 2007
 1º Jogos Internos da Desterro Capoeira Palhoça-SC (SITRAMPA) – 2008
 Viagem e oficina de capoeira em Curitiba-PR - 2008
 Festival de Verão da Desterro Capoeira (UDESC) – 2008
 Curso com Mestre Tucano Preto Palhoça-SC – (SITRAMPA) 2008
 Curso de Angola com Mestre Meinha Florianópolis-SC – 2008
 Curso com Mestrando Peixe-Crú - Curitiba-PR – 2009
 Curso com Mestre Camisa Curitiba-PR – 2009
 Curso com Mestrando Pernilongo Florianópolis-SC -2009
 Lançamento do 1º Cd da Desterro Capoeira Palhoça-SC - 2010
 2ª Oficina de capoeira Angola com Mestre Meinha Palhoça-SC – 2010
 Festival Nacional da Desterro Capoeira Santo Amaro da Imperatriz – 2010
 3ª Oficina de capoeira Angola com Mestre Meinha Palhoça-SC – 2011
 Festival Nacional Desterro Capoeira Shopping ViaCatarina 2011
 Batizado e troca de cordas São João Batista/SC Instº Miúdo 2011

© 2013 - Instrutor Coroinha - GRUPO CULTURAL E EDUCACIONAL DESTERRO CAPOEIRA - Direitos autorais reservados - Palhoça/SC  - lei dos direitos autorais  LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

CAPOEIRA "MISSÃO DE PAZ"

bottom of page